Os impactos do serviço judicial digital no exercício da liderança do juiz-gestor: uma análise qualitativa. Revista Cidadania e Acesso à Justiça

DA FONTE, RODRIGO MAIA ; BOCHENEK, Antônio César . OS IMPACTOS DO SERVIÇO JUDICIAL DIGITAL NO EXERCÍCIO DA LIDERANÇA DO JUIZ-GESTOR: uma análise qualitativa. Revista Cidadania e Acesso à Justiça, v. 8, p. 20-33, 2022.

Resumo: O presente artigo apresenta os resultados de pesquisa empírica qualitativa desenvolvida mediante a realização de entrevistas semiestruturadas com magistrados de primeiro grau no Brasil. O objetivo de investigação é avaliar como (ou se) a prestação jurisdicional completa ou preponderantemente virtual impactou o exercício das competências de liderança dos magistrados. Os achados da pesquisa se orientam no sentido de que embora o teletrabalho seja visto como positivo pela quase totalidade dos entrevistados, muitos deles relataram que o distanciamento físico por tempo integral ou indeterminado entre os membros da equipe pode implicar impactos nocivos às relações humanas e à comunicação célere entre o gestor e os membros da equipe. Com isso, identificou-se tendência de se compreender que o completo isolamento real dos trabalhadores tem potencial para esmorecer elementos essenciais à liderança.


Antônio César Bochenek

Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região; Doutor em Direito, Justiça e Cidadania pela Universidade de Coimbra (2012), com reconhecimento pela Universidade Federal do Paraná (2017); Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002); Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1997).

Professor do Corpo Permanente do Mestrado da ENFAM; Professor da ESMAFE/PR – Escola da Magistratura Federal do Paraná; Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

2024 Antônio César Bochenek – www.bochenek.com.br