ODR’s em conflitos de consumo: o consumidor.gov.br precisa de um nudge?

BOCHENEK, Antônio César; ELESBON, SALOMÃO AKHNATON ZOROASTRO SPENCER . ODR?s em conflitos de consumo: o consumidor.gov.br precisa de um nudge?. REVISTA INTERNACIONAL CONSINTER DE DIREITO, v. 1, p. 447-482, 2023.

Resumo: Este artigo objetiva estudar o “Consumidor.gov.br”, plataforma pública on-line de resolução de disputas (ODR), e o seu potencial como instrumento preventivo das lides de consumo. Parte-se da hipótese de que a expansão do serviço no Brasil ainda não cumpriu o desiderato de refrear a judicialização excessiva e de que ajustes são necessários para ultimar esse escopo. São examinados os dados de utilização da plataforma, em contraste com as informações sobre distribuição processual. À luz da doutrina sobre vieses, heurísticas e “nudges”, propõe-se a utilização de estímulos comportamentais não cogentes para maximizar a adoção da plataforma e a sua eficácia resolutiva. Alternativamente, examinam-se possíveis interações entre as plataformas de ODR e o processo judicial, que poderiam servir ao mesmo objetivo dissuasório da judicialização exacerbada.

Antônio César Bochenek

Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região; Doutor em Direito, Justiça e Cidadania pela Universidade de Coimbra (2012), com reconhecimento pela Universidade Federal do Paraná (2017); Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002); Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1997).

Professor do Corpo Permanente do Mestrado da ENFAM; Professor da ESMAFE/PR – Escola da Magistratura Federal do Paraná; Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

2024 Antônio César Bochenek – www.bochenek.com.br